terça-feira, 20 de julho de 2010

Clean Closet


A moda é cíclica. Os nossos armários também o deveriam ser. Mas não são.
Com um sem fim de tendências a renovarem-se estação após estação, a roupa vai-se acumulando, a confusão instala-se e o caos é inevitável. Dramática? Não, prática.
Porque continuamos a guardar peça atrás de peça, numa esperança tímida de que um dia as voltemos a usar? No fundo, sabemos que estão condenadas à escuridão e naftalina dos armários, completamente entregues às traças.
Será remorso, comiseração, ilusão? Preguiça, ingenuidade ou estimação?
Eu diria antes, falta de organização.
Porque nos empenhamos tanto em comprar a peça mais Moda e em construir a imagem mais Trendy, se depois abrirmos o nosso closet e apenas conseguimos vislumbrar uma imensa amálgama de tecidos?!
A base para a construção da imagem, é um armário arrumado.

Primeira fase: limpar, limpar, limpar.
- Organizar a roupa por tipologia. Facilita o processo de selecção e localização.
- Separar as peças por estações. Inverno para um lado, Verão para outro. As peças de meia estação têm lugar cativo.
- Roupa com aspecto usado e desbotado, são peças "mortas".
- Peças que não lhe servem, que não a favorecem, que estão guardadas há anos,"divorcie-se" delas.

Segunda fase: Reorganizar.
- Questão: Do que precisa?
- Invista nos básicos: um trench coat, um sobretudo, uma camisa branca, um cardigan, umas calças linha direita, uns jeans clássicos e um blaser com bom corte.
- Opte pelas tendências em versão "low cost". Não valem o investimento pela simples razão de que na próxima estação já não serão tendências.

Organize-se!

5 comentários:

  1. E não é que ando a tentar fazer isso há séculos e não consigo? A tarefa torna-se complicada quando metade da minha vida foi passada aqui e ali, ora na casa da terra, ora na casa em Lisboa, ora na casa do namorado, e as peças vão-se amontoando em todos estes locais, porque nunca deixei nenhum deles definitivamente ;). Tenho roupa em tudo quanto é sítio e chega uma altura em que já não sei o que tenho e entretanto já passou de moda. Enfim, sonho com o dia em que terei apenas, e tão só, tudo concentrado na MINHA própria casa e um closet tipo o da Olivia Palermo, organizado e clean. Mas aí outras questões se levantam, que é perder o medo de sair de casa dos pais, tornar-me independente e por aí adiante... Até lá, muita roupa ainda vou amontoar ;)
    Bjs Sofia
    mytrueoptions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. O teu comentário remete para a relação afectiva que estabelecemos com as nossas roupas. Algumas peças têm a capacidade de nos fazer reviver momentos, sentimentos e emoções. Eu guardo até hoje um lenço que era da minha avó. Ainda conserva o seu cheiro. Hei-de guarda-lo para sempre.
    Colecciono com todo o carinho a roupa do meu filhote.Mas sei que não vou poder fazê-lo para sempre. Ele ainda só tem 2 anos... não há espaço lá em casa para a roupa de uma vida!
    Apesar deste post de essência racional, assumo que não coloco em prática todas estas "regras". Vou tentando...
    São apenas linhas orientadoras para closets em colapso!Lol

    ResponderEliminar
  3. love your BLOG!
    XX
    I hope you visit my BLOG:)

    ResponderEliminar
  4. Arrumo o meu "closet" (leia-se roupeiro) várias vezes por ano, normalmente antes de cada estação. Mas confesso que ultimamente tem sido muito difícil livrar-me de algumas coisas, mesmo quando tenho quase a certeza absoluta que jamais voltarei a vestir!

    Bons conselhos por aqui!

    ResponderEliminar
  5. Ando há duas semanas a ganhar coragem para arrumar, leia-se, livrar-me-do-que-já-não-uso-há-seculos-e-mesmo-assim-não-consigo!
    A verdade é que a moda é tão ciclica que temos sempre ideia que ainda vamos usar aquela peça que está encostada no fundo do armário e nem nos lembramos bem da ultima vez que a usamos...
    Mas verdade seja dita também que as lojas oferecem cada vez mais colecções super acessiveis e cada vez mais influenciadas nas tandências das grandes passerelles.
    Por isso tenciono este fim de semana meter mãos à obra e quiçá ainda disponibilizo algumas peças no meu blogue para venda :D

    Bom blolg o teu!

    Sil
    http://myfashionscript.blogspot.com

    ResponderEliminar