Se outrora ir às compras era considerado um programa especial com direito a romaria da família inteira à baixa comercial da cidade mais próxima, hoje não passa de um hábito banal e corriqueiro ou não estivéssemos nós na era do consumismo.
Com um centro comercial em cada esquina, o acto de comprar vulgarizou-se.
Sem querer fazer juízos de valor ou passar por puritana, a verdade é que sempre que vou ás compras sou confrontada com o chamado peso na consciência, confronto esse que me faz reflectir e questionar acerca de um comportamento que não é só meu, mas de todos nós. Esta é uma tendência padrão.
O consumismo pode ser considerado um vicio. Uns fumam, outros bebem, outros jogam e outros ainda compram. Mas não estaremos já no limiar da futilidade e da insanidade? Não estaremos a substituir o que é essencial pelo que é acessório?
Eu contra mim falo mas preocupa-me que o mundo evolua para um estado tão kitsch e fútil.
Não ficaria surpreendida se as compras fossem consideradas o pecado mortal do século XXI.Sem querer fazer juízos de valor ou passar por puritana, a verdade é que sempre que vou ás compras sou confrontada com o chamado peso na consciência, confronto esse que me faz reflectir e questionar acerca de um comportamento que não é só meu, mas de todos nós. Esta é uma tendência padrão.
O consumismo pode ser considerado um vicio. Uns fumam, outros bebem, outros jogam e outros ainda compram. Mas não estaremos já no limiar da futilidade e da insanidade? Não estaremos a substituir o que é essencial pelo que é acessório?
Eu contra mim falo mas preocupa-me que o mundo evolua para um estado tão kitsch e fútil.
Se ir às compras nos faz feliz e se for com conta, peso e medida, why not? O problema está sempre em ultrapassar os limites, como em tudo.
ResponderEliminarBjs
mytrueoptions.blogspot.com
Eu já escrevi dois posts que abordam a minha opinião sobre esse assunto, se quiseres ler (;
ResponderEliminarhttp://xanalicious.blogspot.com/2011/03/se-moda-e-arte-entao-qual-o-problema-de.html
http://xanalicious.blogspot.com/2010/04/are-we-shopaholics.html
Mas respondendo directamente: As compras são o novo vício! E - como todos os vícios - podem ser "controlados" ou podem descontrolar-se!! No fundo, as pessoas passaram a ser mais consumistas porque hoje em dia o futuro é tão incerto que já não sentem a necessidade de poupar todos os cêntimos! No fundo eu suponho que isso tenha começado no inicio do milénio, com o grande desenvolver da tecnologia e da internet - hoje tudo se faz rápido, queremos tudo AQUI e AGORA! Não há tempo para pensar no futuro, queremos satisfação imediata - compras! (:
Mas, não acho que compras seja uma coisa necessariamente má! Se eu - por exemplo - prefiro ter o meu consumismo mensal em vez de poupar para, suponhamos, comprar um carro! Então ando de transportes e - no fundo - ainda ajudo o ambiente! haha
Beijinhos
A mim também me acontece ficar com esse peso de consciência muitas vezes que exagero nas compras. E ainda bem, porque há que estabelecer prioridades e ter a noção do que é realmente necessário. Embora confesse que compre mais do que preciso, estou cada vez mais cuidadosa e cada vez compro menos por impulso. E concordo que cada vez vivemos mais numa sociedade muito materialista. Infelizmente.
ResponderEliminarBjos :)